As mídias sociais há muito tempo deixaram de ser apenas uma brincadeira online, paraíso para que os adolescentes passem horas a fio para se tornar uma excelente ferramenta de negócio.

Se pensarmos que todos nós possuímos ao menos um perfil em redes sociais, essas ferramentas tem um poder enorme, e uma capacidade maior ainda de atingir um grande número de pessoas.

Como se sabe, quanto mais pessoas são atingidas, maiores as chances de que o seu negócio, serviço ou sua empresa se tornem conhecidos do grande público.

No entanto, como estamos cansados de saber, na internet não basta apenas ter um perfil nas redes sociais, postar alguns poucos conteúdos e achar que apenas o seu cadastro fará um milagre.

Nas redes, como na internet, é preciso planejamento e conteúdos focados com o seu público. Mas, além disso, é necessário conhecer as características de cada uma delas.

Por isso, para ajudar aqueles que desejam utilizar as redes sociais para alavancar o seu negócio, preparamos um texto completo que vai lhe ajudar a compreender o funcionamento de cada uma delas e como elas pode contribuir para alavancar seu empreendimento.

Quais as principais mídias sociais para negócios?

Como sabemos, existem milhares de redes sociais voltadas para os usuários pessoa física. Ou seja, eu e você, usuários comuns que querem apenas se relacionar com seus amigos, colegas de trabalho ou familiares.

Para as empresas, no entanto, existe uma quantidade infinitamente menor de redes sociais. Cada uma delas possui suas peculiaridades, como a que público é mais adequado ou qual sua finalidade. Confira abaixo algumas destas informações.

Facebook

Uma das redes sociais mais populares do mundo é, sem dúvida, uma das mais importantes para as empresas. Com mais de dois bilhões de usuários ativos por mês, o site tem usuários de todo o mundo.

No Brasil não poderia ser diferente. Com um amor cada vez maior pela internet, nosso país está entre os cinco primeiros mais

ativos, o que aumenta ainda mais a importância de adotar vários cuidados na hora de produzir conteúdo para o Facebook.

Finalidade

O Facebook oferece uma ampla possibilidade de aproveitar o espaço oferecido pela ferramenta. Nela, uma empresa pode criar páginas para um produto ou serviço. São as

conhecidas fanpages, páginas criadas para a divulgação do negócio.

Essa abrangência pode alcançar as pessoas que caracterizam-se como o público-alvo de uma determinada companhia, fazendo-se assim esforços para que estes curtam sua página e acompanhem suas atualizações.

Outra finalidade do Facebook para empresas é mostrar a marca, explicando cada uma de suas funcionalidades por meio de conteúdos de qualidade, divulgados em posts feitos em texto, foto ou vídeo.

Por ser um material mais denso e que, não necessariamente, está naquela página (pode ser um link para um blog), por exemplo, ele pode alcançar um número ainda maior de pessoas, e contribui para aumentar sua presença e reforçar a sensação, entre seu público, de que você é uma autoridade em sua área.

Além disso, o Facebook permite que sejam feitas avaliações de um produto ou serviço. Indicador importante, ele dá a chance de que as empresas vejam como os consumidores a percebem e se há algo a fazer para melhorar a qualidade daquilo que você oferece.

Público adequado

Por atingir uma gama enorme de pessoas, você deve pensar que não há um público adequado para sua página no Facebook, correto? Que, ao colocá-la no ar, todos conseguirão acessar seu conteúdo?

Sim, mas essa não é a melhor estratégia. Embora os jovens sejam os grandes usuários do Facebook, é possível construir a página apoiado em resultados que permitam filtrar aqueles que verão seus conteúdos, sobretudo anúncios.

Esse estudo permite, também, saber quais os melhores horários para suas publicações, garantindo assim que o público certo veja o que você está postando, e aumente o alcance de sua estratégia.

Números alcançados

Além de saber para quem você deve escrever e quando, o Facebook fornece ainda estatísticas sobre o desempenho de uma determinada página. É possível descobrir, por exemplo, quantas novas curtidas foram registradas em um determinado período, o que teve maior repercussão e quais conteúdos não tiveram interação.

Esses dados permitem que a empresa avalie com cuidado tudo o que for postado em seu perfil, melhorando seus resultados.

Instagram   

De ferramenta para compartilhamento de fotos pessoais e totalmente descompromissadas, o Instagram passou a ser uma das redes sociais mais importantes para quem quer fazer negócios online.

Com mais de 800 milhões de contas ativas em todo o mundo, a rede social é uma boa plataforma de destaque, e vamos explicar um pouco mais sobre suas finalidades.

Finalidades

Uma das principais finalidades do Instagram é o comportamento de fotos. Afinal, foi para isso que ele nasceu. Mas, para uma empresa, não basta apenas postar qualquer foto.

É necessário caprichar nas imagens, escolhendo sempre aquelas com qualidade e que queiram, de fato, passar alguma mensagem ou mostrar que a empresa é referência em sua área.

Esse cuidado pode ser visto, também, nos vídeos publicados na rede social. Com duração máxima de 60 segundos, essa alternativa funciona muito bem também na divulgação de serviços e novidades que possam impactar ainda mais seus clientes.

Nas postagens, as hastags são uma ferramenta que permite aumentar a visibilidade de uma determinada empresa, produto ou serviço no Instagram. Mas, assim como acontece com as palavras-chave do SEO, não basta colocar qualquer hastag e sua audiência vai triplicar.

Nada disso. Aqui, é preciso também fazer um bom estudo, para perceber os temas mais quentes e como usar essas hastags para ampliar seu destaque nas redes.

Mas, se as hastags podem parecer um pouco complexas, o Instagram Stories é algo simples e que contribui para aumentar a visibilidade e a interação com seu público, já que podem ser publicados vídeos, fotos ou, ainda, realizar transmissões ao vivo, conteúdo que ficar armazenado por um período máximo de 24 horas.

E, como não poderia ficar de fora há o Instagram para Empresas. Aqui, ele é voltado claramente para a realização de negócios, e permite às empresas que adicionem dados de contato com seus clientes.

Análise de números

O Instagram para empresas permite também que os administradores dessas páginas tenham uma visão completa do comportamento daquela página e saibam quais postagens tiveram maior ou menor interação.

Esse conhecimento torna possível reorganizar a estratégia, caso os resultados estejam deixando a desejar, ou fortalecer um determinado tema, para melhorar ainda mais os números obtidos.

Twitter

No ar desde 2006, a rede social, que abriga mais de 500 milhões de perfis em todo o mundo, o Twitter vem ganhando relevância, já que abriga discussões que podem ser bastante agregadoras.

Como não poderia deixar de ser, o Brasil está entre os cinco países que mais possuem perfis e trocam mensagens na rede social, aumentando ainda mais sua importância para a estratégia de uma empresa.

Finalidades

A comunicação rápida é, sem dúvida, o grande desafio e maior trunfo do Twitter. Isso porque as marcas precisam passar, em 280 caracteres, sua mensagem de forma que o público compreenda o que está sendo dito.

Para aumentar a interatividade, podem ser utilizados recursos como fotos, vídeos ou gifs, o que pode dar um ar de informalidade ao Twitter. Contudo, a rede permite a construção de reputações, já que vários internautas podem entrar em uma discussão sobre um determinado assunto.

No Twitter é possível acompanhar, também, os trending topics, assuntos que estão mais abordados no momento. Como podem ser segmentados em vários recortes (regional, local ou global), ajuda não só a saber o que está sendo discutido naquele momento como também mostrar que sua empresa está pronta para abordar aquele assunto.

Assim como no Instagram, as hastags tem grande importância no Twitter, já que permitem o agrupamento de um determinado assunto. Além disso, a rede social funciona como uma ótima central de relacionamento, permitindo que você atenda seu cliente em tempo real e conquiste a excelência no atendimento.

Youtube

A plataforma de vídeos do Google jamais deveria ficar de foram de um texto que busca apresentar tudo sobre as redes sociais. Com bilhões de assinantes, a maior rede social do tipo é uma ótima alternativa para sua empresa crescer usando as redes sociais.

Finalidades

Entre as finalidades do Youtube, o compartilhamento de vídeo é sua principal função. Aliás, ele nasceu para isso, e essa característica permite a uma empresa oferecer um conteúdo muito diferenciado.

Além de vídeos abertos, é possível investir em conteúdo sob demanda, análises, aulas, palestras e o que mais for possível produzir para mostrar que a companhia que você representa é a melhor indicada para abordar um determinado assunto.

Outra funcionalidade que pode trazer ótimos resultados são as transmissões ao vivo. Graças aos celulares com internet, você pode produzir conteúdo de qualquer lugar e transmitir para o mundo inteiro, ao vivo.

LinkedIn

Fechando as redes sociais que toda empresa deve ter está o LinkedIn. Considerado por alguns como um banco de currículos online, ela é muito mais do que isso. É uma forma de construção de relacionamentos entre pessoas e empresas.

Finalidades

Para atingir o público certo, o LinkedIn permite que sejam criadas as chamadas Company Pages, espaço onde a empresa realmente “mostra” quem é. Ali, são criados conteúdos que chamam a atenção dos visitantes.

Além disso, ela permite conectar funcionários de sua empresa à página, gerando visibilidade e engajamento no espaço, bem como compartilhar cases de sucesso e outros materiais densos, que fomentem discussões aprofundadas e de qualidade.

Todo esse cuidado permite que a página de sua empresa seja considerada referência em credibilidade e autoridade, utilizando as redes sociais a seu favor.